C

Cassat, Mary
(1845-1927)
De descendência francesa, estudou na escola da Filadelfia, viajando depois para Paris onde se fixou em 1870.
Aceita em Paris no Salão de 1872, veio a ser recusada nos próximos, 1875 e 1877, orientando-se então para o Impressionismo sob a influência de Degas.
O seu tema preferido era a maternidade.
Graças ao seu trabalho incansável de divulgação das idéias impressionistas, O Metropolitan Museum de Nova Iorque reúne hoje inestimáveis obras primas deste período.

Cézanne, Paul
(1839-1906)
Combatido e ignorado, só conheceu a glória do seu trabalho já no fim da vida. Apesar disto, foi dele que partiu a revolução pictórica do sec.XX.
Depois de uma rápida tentativa de trabalho em um Banco, dedicou toda a sua vida à pintura.Seu temperamento difícil o afastou dos amigos. Sua obra foi sitematicamente recusada pelo Salão de Paris, por 18 vezes!Foi também recusado pela Escola de Belas Artes e aos poucos tornou-se o modelo de pintor fracassado.
Cézanne tinha consciência de criar uma arte profundamente nova, de plenitude e intensidade muito além para a sua época.Chegou a um grau de perfeição cromática de poder monumental.
Outro aspecto de suas últimas obras é a liberdade progressiva das formas, reduzidas cada vez mais a volumes geométricos. Dizia que era preciso ver na antureza apenas cones, cilindros e esferas. Foi o grande precursor do CUBISMO.

Chagall,Marc
(1887-1985)
Pintor russo viveu a sua infância sob a atmosfera do gueto e dos rituais da religião judaica. Seus primeiros quadros evocavam as diferentes fases da sua vida como judeu.Em Paris, em 1910, sob a influência dos fovistas a sua arte se transformou profundamente. O seu trabalho mostra uma visão extremamente colorida e original onde se misturam folclore e perspectivas fantásticas. Executou também cenários, figurinoe e murais para o teatro judeu. Ilustrou As Fábulas de la Fontaine em 1926. Em 1939 obteve o prêmio Carnegie e a partir daí realizou grandes exposições em todas as grandes capitais.
A sua arte se situa fora de todas as escolas.Tudo é dominado pelo temperamento deste pintor ímpar.

Claro-escuro
Distribuição das sombras e luzes em um quadro, assim como os efeitos obtidos através do contraste de cores apagadas e brilhantes. O domínio do claro-escuro foi considerado pedra de toque pelos mestres da renascença.
Sua utilização para conseguir efeitos dramáticos de grande intensidade deu lugar ao tenebrismo, posto em voga por Miclelangelo Merisi Caravaggio (1573-1610).
Porém, é em Rembrandt que o Tenebrismo chega ao ponto culminante de perfeito equilíbrio.

Clássica, Arte
Com o termo pode-se entender dois conceitos:
1 - As atividades artísticas realizadas na Grécia durante o secV a.C. - século de Péricles.

2- Vertente estética de toda a antiguidade greco-romana. Períodos grego arcaico, grego clássico, grego helinístico e romano.

 

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