defatima.gif (1058 bytes) surgiu em Cuiabá, no ano de 1992, da necessidade da artista plástica Maria de Fátima Seehagen formar um grupo artístico que, de forma contemporânea, contasse da terra mato-grossense, quer em sua temática quer em sua linguagem pictórica.

de Fátima acredita ser necessária uma base de formação acadêmica que ofereça, durante o amadurecimento do artista, a segurança matérica para os mais ousados projetos criativos.

O atelier funcionava   então em uma pequena sala à Rua Balneário S. João, nº173, Bairro Coxipó - Cuiabá - Mato Grosso - Brasil, também conhecida como Rua do Horto Florestal ou Parque da Cidade, em um ambiente arborizado, poético, propício à criação artística. Inicialmente com 17 alunos o grupo logo encontrou o apoio da sociedade mato-grossense em suas exposições, crescendo em todos os setores.

O público cresceu e veio então a necessidade de um espaço maior que permitisse inclusive uma exposição permanente das obras ali produzidas. O atelier mudou-se, em Agosto de 1994, para sua sede própria, promovendo a mais completa interação do seu aluno com os eventos culturais da cidade, assim como com os projetos artísticos do próprio atelier, além de exposições coletivas ou individuais.

No ano de 1995 mais duas mudanças importantes marcam a história do grupo: o método aplicado para a aprendizagem do desenho passa a ser o " DESENHANDO COM O LADO DIREITO DO CÉREBRO ", baseado no livro da Dra. Betty Edwards, editado pela EDIOURO e o atelier começa a aceitar crianças em suas turmas, desenvolvendo com estes um trabalho de desenho animado coroado pela produção do curta ANIMARECO, várias vezes apresentado na TV. CULTURA e na TV RÁ-TIM-BUM.

A partir daí, já com vários alunos classificados e premiados em salões de arte, tanto em Mato Grosso como em outros estados e recebendo também alunos dos mais diversos municípios de Mato Grosso, necessitando de um espaço cada vez maior, em 1997 o defatima.gif (1058 bytes) buscou apoio frente aos grandes espaços culturais de Cuiabá para promover as suas exposições e acomodou os seus cursos em um local apropriado à uma oficina de arte , desenvolvido apenas para a aplicação dos cursos por ele ministrados, sito à Rua 44, esquina com a rua 9/Bairro Boa Esperança,
Cuiabá - MT - Brasil
, onde oferece hoje as seguintes técnicas:

DESENHANDO COM O LADO DIREITO DO CÉREBRO
DESENHO ARTÍSTICO
DESENHO DE ARQUITETURA
CRIATIVIDADE
HISTÓRIA DA ARTE
BICO DE PENA
APERFEIÇOAMENTO NO DESENHO DO RETRATO
( GRAFITE E CARVÃO)
AQUARELA
ILUSTRAÇÃO BOTÂNICA
GUACHE
GIZ PASTEL
ÓLEO SOBRE TELA
ACRÍLICO SOBRE TELA
TEXTURIZAÇÃO
COLLAGE
ASSEMBLAGE
PINTURA EM PORCELANA
PINTURA E MODELAGEM DO VIDRO
PINTURA EM SEDA
AEROGRAFIA
CALIGRAFIA
PINTURAS DECORATIVAS

Com o crescimento sempre constante, em 1999 o defatima.gif (1058 bytes) vai além das fronteiras do estado de Mato Grosso inaugurando o seu site na Internet, que passou a ser referência na divulgação da arte nacional.

Em 2003, implanta os cursos de arte online atendendo alunos de todo o território nacional com a sua metodologia já consagrada pelos resultados obtidos com seus alunos de todas as idades.

Saiba mais sobre o
defatima.gif (1058 bytes) na Internet.