B

Barroco
Movimento cultural surgido nos finais do sec.XVI que predominou na Europa durante todo o sec. XVII.
A origem da palavra é incerta.Alguns historiadores de arte a relacionam com o nome português que se dava às pérolas irregulares mas foi amplamente usada para qualificar o pedantismo e a extravagância.
A pintura e a escultura barroca tendem a uma concreção plástica dos estados anímicos, o que nos conduz ao expresionismo.
Modifica-se a linguagem figurativa e o homem começa a perder o seu protagonismo absoluto dando lugar a paisagem.
Modifica-se tambem a linguagem pictórica e a pintura inclina-se para o claro-escuro, os violentos contrastes e o desequilíbrio compositivo.
Convém apontar que nem todos os barrocos tiveram a mesma importância na evolução da arte.
Estão enquadrados nos princípios barrocos os pintores
Caravagio, Zurbarán, Velázquez e Rembrand, além do gênio movimentado de Miguel Angelo.

Bateau-Lavoir
Conjunto de habitações miseráveis, no alto do Montmartre, em Paris onde viveram, por volta de 1900, artistas do calibre de Van Dongen e Picasso. Aos poucos, poetas e pintores juntaram-se a eles neste local onde numerosos visitantes se reuniam discutindo pintura e vivendo em perfeita boemia.
Appolinaire,Cocteau, Matisse, Braque, Vollard, todos ainda jovens e pouco conhecidos.
Neste clima desenvolviam-se discussões que conduziram ao amadurecimento do Cubismo e levaram Picasso a pintar a famosa obra " Demoiselles d' Avignon".
Infelizmente este ambiente se dissolveu com a guerra 1914/1918.

Bauhaus
Instituto de arte fundado em 1919, em Weimar, na Alemanha, pelo arquiteto Walther Gropius.
Aomesmo tempo escola de artes e ofícios, academia de belas artes e centro de cultura artística.
Artistas de primeira linha lecionavam entusiasmados sob a direção de Gropius:

Paul Klee enssinava teoria, tapeçaria e pintura em vidro; Kandinsky, alem de teoria geral, dirigia o ensino de pintura de monumentos e composição abstrata; Moholy-Nagy, Oskar Schlemmer e Lyonel Feininger completavam o quadro de professores.
Lá tudo semodernizava: o balé, o teatro, a publicidade e a fotografia.
Em 1933, expulsos pelo regime nazista, a maioria dos mestres se refugiou nos stados Unidos.

"Nossa finalidade , ainda que longínqua,
é a obra de arte unitária
-A Grande Obra-
onde não persistirá nenhuma distinção entre
a arte de monumentos e a arte decorativa."

Bazaine,Jean
(1904-?)Pintor francês cuja pintura em primeiro lugar, próxima da figuração e inspirada na antureza, evoluiu para uma abstraçãolírica de cores requintadas e suntuosas, de igual densidade sobre toda a tela. Pode-se dizer que a sua obra tinha como que um caráter essencial do objeto devorando este mesmo objeto inteiro.
Participou de grandes manifestassões internacionais: Bienal de S. Paulo (1951),Younger Europeans Painters( Nova Yorque, 1953), Documenta II ( Cassel, 1959).
Artista muito consciente desenvolveu suas idéias em numerosos artigos, entre eles:

" Notas sobre a pintura de Hoje" - (1948-53 e 55)

Bélgica, Arte da
Dois movimentos de vanguarda tiveram influência decisiva na vida artística belga: SOCIEDADE DOS VINTE e LIVRE ESTÉTICA.

PÁGINA EM CONSTANTE ATUALIZAÇÃO

ENVIE SEU VERBETE

clique aqui!
by Banner-Link


clique aqui!
by Banner-Link